javascript:void(0) Pé de Manacá - inspiração em forma de florMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

11 de set. de 2008

Pé de Manacá - inspiração em forma de flor

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

flor de manaca
Na casa da minha tia, bem em frente à minha, na vila onde moro, tem um lindo pé de manacá e nesta época do ano, sempre no início da noite, seu perfume doce e suave entra pela minha janela.

Hoje tive a oportunidade de fotografá-lo e fiz questão de publicar no Meu Blues Pra Você. Espero que você curta e perdoe a minha falta de técnica fotográfica! (clique para ve-la ampliada)

Ao pesquisar sobre esta planta, descobri que o manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), como o próprio nome diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.

É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos, tendo-se o cuidado de não plantá-la próxima à dormitórios de crianças e pessoas mais sensíveis, devido ao forte perfume.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes e agrega um presente muito bonito: traz a Borboleta do Manacá (Fonte: http://www.desbravadores.org.br).

Methoma themisto, a borboleta do manacáBorboleta do Manacá
Foto de Antonio CBC Lopes

Com o nome científico de Methoma themisto esta borboleta vive em função da planta pois suas folhas são o único alimento de suas lagartas.

Com 80 mm de envergadura, tem asas transparentes, o que lhe facilita a fuga em vôo, pois seus predadores têm dificuldade em visualizá-la. Pode voar grandes distâncias e agrupa-se a outras populações da espécie.

O macho permanece próximo ao manacá, atento às jovens fêmeas. O acasalamento nesta espécie é brutal: durante o vôo, o macho segura a fêmea até que ela cai ao solo, onde se realiza a cópula.

A postura dos ovos é no próprio pé de manacá e eclode em menos de 30 dias. A crisálida, amarela manchada de preto, é encontrada sob as folhas da árvore ou nas imediações dela.

quadro Manacá, de Tarsila do AmaralManacá é também o nome de uma bonita e importante tela da artista plástica Tarsila do Amaral (1/9/1886-17/1/1973), criada em 1927 (um ano antes da famosa Abaporu, que inspirou o marido, Oswald de Andrade a criar o Movimento Antropofágico). Para acessar o site oficial da pintora, clique aqui.

Finalmente, Manacá é o nome de uma banda que mistura diversos elementos musicais para criar o seu próprio universo sonoro: "de Cordel do Fogo Encantando ao neo-progressivo americano do Mars Volta; Movimento Armorial a Led Zeppelin e Queens of the Stone Age a Novos Baianos, dentre muitos outras das inúmeras combinações possíveis", afirmam em seu site. As letras não deixam por menos, e versam sobre temas pouco comuns no árido cenário do pop/rock, tão diversos quanto as festas de reisado do Nordeste brasileiro e os movimentos sebastianistas do século XIX.. Apresentando-se como "tropicalistas contemporâneos" seu nome é inspirado pelo fruto arroxeado, citado na Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. Acesse o seu site oficial.

3 comentários:

Nina Victor 10:09 PM  

Adoro estas plantas perfumadas! Na adolescência, eu morava numa casa que tinha dama-da-noite e eu amava sentir o perfume das flores... :)

Belo post e muito informativo, Helio!

helio jenné 10:48 AM  

É uma delícia ter flores perto de casa, Nina. Diariamente vejo borboletas e além disso, a rua fica mais bonita! Obrigado por toda a força e carinho. Beijos!

Anônimo 11:43 AM  

Eu adoro essa planta, que conheço por PRIMAVERA, tenho dois vizinhos que tem plantados em suas calçadas.
Já pedi uma mudinha, "ela" se fez de desentendida, acho que vou roubar, tá na rua...
Abraço
Liziane

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site