javascript:void(0) Salve Cosme, Damião e Doum!Meu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

27 de set de 2008

Salve Cosme, Damião e Doum!

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Têmpera de Fra AngelicoCosme e Damião - têmpera sobre óleo de Fra Angelico (1438-1440)

Hoje é dia de São Cosme e São Damião, santos católicos originários da Arábia, filhos de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Após uma vida inteira dedicada à cura, e milagres, foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus despojos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

Igreja de Sao Cosme e Sao Damiao em Igaraçu, PernambucoNo Brasil, em 1530, a igreja de Igaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

São padroeiros dos Farmacêuticos; das Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros. Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste. Seu emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

De acordo com o padre Ernesto, da Cúria Diocesana, o dia em que se homenageia os santos, para a liturgia católica, é dia 27. "Cosme e Damião são mártires da Igreja, de acordo com referências literárias antigas. Eles teriam nascido em Cirro, na Síria, local em que foi construída uma basílica em homenagem aos dois", explicou.

Cosme, Damião e DoumNa umbanda Cosme e Damião foram crianças que desenvolveram a vocação para medicina muito cedo, colocando em prática o que sabiam. Eles teriam morrido com cerca de 40 anos e a oferenda de balas serviria para que os doadores protegessem os espíritos de seus filhos, preservando-os contra doenças. Na Umbanda, além de Cosme e Damião também é homenageado Doum, igualmente médico e pediatra, espírito Ogum (que teria desfrutado de vida terrena).

As oferendas realizadas pelo umbandismo, se estendem de hoje até o dia 12 de outubro (Dia das Crianças) consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis (para homenagear meninos) e rosas, para meninas.

São Cosme e São Damião
Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(................................)
nome dos filhos
E de minha família.

Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

Antes de partir, aproveite para ler alguns poemas de minha autoria e deixe sua opinião!

6 comentários:

Catarino 3:36 PM  

Muito emocionante a história de Cosme e Damião.
Agradeço suas palavras de apoio.
Desejo muita felicidade.

Helio Jenné 3:56 PM  

Realmente é uma história muito especial, Catarino. Desejo muito sucesso ao seu blog, que está fantástico!

Osc@r Luiz 4:52 PM  

Salve! Salve!
Deixei um meme pra você lá em casa.
Antes de começar a me xingar, passa lá pra ver do que se trata. Hahahaha!
Fique à vontade para responder ou não!
Hèlio, meu amigo, me manda uma imagem com até 30k por email pra eu linkar seu blog e a mesma coisa da Banda Acidente, no meu blog de música.
Grande abraço!

New 4:39 AM  

Oiêee!
Não pense que o esqueci. Só dei uma sumida para os amigos por conta de trabalho e viagens. E, para vir aqui e poder degustar tudo que tem de bom, só com tempo, certo?
Boa semana.
Beijos

Helio Jenné 1:49 PM  

Grande Oscar, falou em música é comigo mesmo! É o ar que respiro e, se demoirei, foi pra poder fazer uma lista autêntica em relação ao que eu curto no dia a dia. Vou te enviar com o maior prazer as imagens que vc pediu, mas lembro que o meu blog de música é o do Lobo, ok? Mais uma vez, obrigado e um abração!

Helio Jenné 1:52 PM  

New querida, espero que você tenha aproveitado bem as suas férias e recarregado todas as energias. Isso é ótimo! Desejo um retorno com muita garra, como é do seu feitio. Sucesso sempre e beijos!

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site