javascript:void(0) Eleanor Farjeon - A Rainha da Literatura InfantilMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

3 de out de 2008

Eleanor Farjeon - A Rainha da Literatura Infantil

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Eleanor Farjeon
Ao publicar no Blog do Lobo o vídeo da música Morning Has Broken, de Eleanor Farjeon , gravada e interpretada por Cat Stevens no especial da TV americana "ABC In Concert", exibido em 11 de setembro de 1973, achei por bem fazer um artigo sobre esta espetacular escritora.

Eleanor Farjeon (13/2/1881 – 5/6/1965) foi uma autora inglesa de histórias e peças infantis, biógrafa, historiadora e também poeta. Ao longo de sua carreira recebeu diversas homenagens e premiações e, após a sua morte, instituiu-se o prestigioso prêmio "Eleanor Farjeon Award" para literatura infantil, editado anualmente em sua memória pela sociedade de editores “Children’s Book Circle”.

Nascida em uma família literária, Eleanor foi um criança tímida, educada em casa, que passava a maior parte do tempo no sótão, cercada de livros.

Morning Has Broken bookSua obra mais conhecida é o hino infantil “Morning Has Broken”, escrito em 1931, baseada em uma antiga canção gaélica associada à vila escocesa Bunessan. Tornou-se mundialmente popular através da gravação do Yussuf Islam (quando ainda era o cantor pop Cat Stevens), que pode ser encontrada na antologia “Children’s Bells” (Sinos das Crianças) com o seu título original “A Morning Song (For The First Day of Spring)” (Canção da Manhã – Para o Primeiro Dia da Primavera), publicado pela Editora da Universidade de Oxford em 1957, que reúne poemas de muitas fontes, incluindo os livros do seu famoso personagem Martin Pippin. Outro hino popular da escritora é o “People, Look East!”,

Um dos talentos poéticos de Farjeon era tornar fácil o aprendizado de História. Com uma poesia variada e pitoresca, a autora apresenta santos, reis, tiranos e os eventos marcantes de maneira que os jovens leitores entendiam e aprendiam.

Os livros mais notáveis da escritora são “Martin Pippin and The Apple Orchard” (1921) e sua seqüência “Martin Pippin in the Daysy Fields” (1937).

Para saber tudo sobre Eleanor Farjeon acesse Portrait of a Storyteller.

2 comentários:

Nina Victor 10:38 PM  

Excelente post, Helio.
Informação de primeira! :)

Helio Jenné 9:03 PM  

Obrigado Nina, acho que vou adicionar uma lista dos livros dela e um link para algum site sobre ela, que tal? Beijão e bom domingo!

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site