javascript:void(0) 27 Anos do Assassinato das 7 Quedas para a construção de ItaipuMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

7 de nov. de 2008

27 Anos do Assassinato das 7 Quedas para a construção de Itaipu

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

O Salto de Sete Quedas (também chamado de Guaíra) era a maior cachoeira do rio Paraná, que desapareceu com a construção do lago da usina hidrelétrica de Itaipu. No entanto resquícios dela ainda aparecem, quando o nível de água da usina está baixo.



Em 13 de outubro de 1982, o fechamento das comportas do Canal de Desvio de Itaipu começava a sepultar, com as águas barrentas do lago artificial, um dos maiores espetáculos da face da terra: as Sete Quedas do Rio Paraná ou Saltos del Guairá.

Salto das 7 Quedas, maravilha da natureza destruída para a construção da usina hidrelétrica de ItaipuEm 29 de Outubro de 1979 o Governo Federal outorgou à Eletrosul, conforme decreto nº 84.126, a concessão para exploração do Aproveitamento hidráulica em trecho do Rio Paraná, situado entre a Foz do rio Paranapanema, nos estados do MS e SP, e o Salto de Guaíra.

Recordistas mundiais em volume d'água, as Sete Quedas eram o principal atrativo turístico de Guaíra, cidade que, à época, chegou a ter 60 mil habitantes, rivalizando em importância com Foz do Iguaçu. Atualmente, a população da antiga cidade real espanhola é inferior a 30 mil.



Em 17 de Janeiro de 1982, ocorreu a queda de uma das pontes das 7 quedas, acidente que causou a morte de 32 pessoas. A investigaçao apontou para uma dupla causa: primeiro, a falta de cuidado com a manutenção das pontes sob a presunção de que em breve as Sete Quedas seriam inundadas; e depois, o aumento descontrolado da visitação, pois todos queriam ver os saltos antes de seu desaparecimento para a formação do lago Itaipu.

Em 22 de Setembro de 1982 ocorre o fechamento das comportas de Itaipu. Em 10 de Novembro iniciou-se a submersão das Sete Quedas para a formação do lago de Itaipu.

De acordo com levantamentos altimétricos a primeira ponte - a do Saltinho - ficava a 204 metros acima do nível do mar, o que significa que o lago formado pela represa de Itaipu, ao atingir sua cota que é de 220 metros acima do nível do mar, deixou esta ponte sob 16 metros abaixo d'água.

7 Quedas, uma maravilha natural, assassinada em 1982A maravilha natural ficava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no curso do rio Paraná onde, após alcançar 200 m de largura, estreitava-se para 70 m e precipitava-se em sete grandes quedas sobre rochas de basalto negro. Desapareceu em 1982, submersa pela represa da usina hidrelétrica de Itaipu.

A Companhia Mate Laranjeira S/A foi responsável pelo levantamento da área das quedas, demarcando 7 grupos com 19 saltos assim identificados:

1ª Queda:
- Salto do Limite
- Salto do Caxias
- Salto do Tamandaré

2ª Queda
- Salto Presidente Franco
- Salto Diretor Francis
- Salto Deodoro

3ª Queda
- Salto General Estigaríbia
- Salto Osório

4ª Queda
- Salto Marechal Lopes
- Salto Bejamim Constant
- Salto Saldanha Gama

5ª Queda
- Salto Barão de Mauá
- Sato Rabisco Mendes

6ª Queda
- Salto Ruy Barbosa
- Salto Maria Barreto

7ª Queda
- Salto Thomás Laranjeira
- Salto Floriano
- Salto Saltinho

A banda de rock Acidente, através do seu tecladista e produtor Paulo Malária, registrou este crime contra a humanidade em 1983, ao lançar seu segundo disco Fim do Mundo com imagens do Salto das 7 Quedas na capa e contracapa. Gravou também a música epônima, que pode ser ouvida AQUI.

Fontes:
http://sopabrasiguaia.blogspot.com
http://educar.sc.usp.br
EE Bispo Dom Gastão - Profa. Marilena Aparecida Viscardi
http://www.psg.com/~walter/guaira.html

4 comentários:

Roni SkyDiver 11:46 PM  

Pois é Sr Hélio, será que se fosse no dias de hoje a Itaipu seria construída? Infelizmente as 7 quedas não voltam mais, pagaram um alto preço pelo desenvolvimento. Mas e as cataratas do Iguaçu? Viu que agora querem construir a Usina do Baixo Iguaçu?

http://desvendandofoz.blogspot.com/

helio jenné 9:38 AM  

Oi Roni, a sua pergunta é pertinente e a preocupação é geral com a construção da nova usina. Devemos perguntar se o custo-benefício vale a pena. Acho que não. Infelizmente, o incrível crescimento populacional pressiona cada vez mais os limitados recursos que a mãe natureza nos oferece. Um abração e obrigado pela visita! Seu blog é muito legal. Parabéns.

operadora de turismo 1:02 PM  

Nem sabia que havia este paraíso turístico por de baixo da Itaipu.

helio jenné 1:17 PM  

Pois é Rogério, um verdadeiro tesouro natural, "assassinado" sem piedade pelos detentores do poder da época. Lamentável. Depois falam de El Niño...
Um abraço e obrigado pelo comentário.

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site