Nuclear Nunca Mais
Em 30 de outubro de 1961 a União Soviética detonou no arquipélago de Novaya Zemlya o maior artefato nuclear já criado. Com uma potência de 58 megatons e batizado de Big Ivan (Ivan, O Grande) era 4.000 vezes mais potente do que a bomba que devastou Hiroshima. Projetada inicialmente para ter 100 megatons, teve sua potência reduzida à metade, para reduzir o volume de resíduos tóxicos que seria despejado na atmosfera russa. Duas bombas foram construídas, uma falsa (sem a ogiva nuclear) e outra verdadeira, que foi detonada.
O teste foi uma demonstração da capacidade tecnológica das forças armadas soviéticas naquele momento da guerra fria. A bomba "falsa" está no Museu Russo de Armas Nucleares, localizado em Sarov.
O vídeo mostra vários aspectos da criação da bomba, incluindo seu desenvolvimento em Arzamas-16, a instalação secreta soviética para pesquisa e desenvolvimento de armas nucleares, com várias tomadas que mostram desde as pesquisas até o momento da explosão, e depois. As cenas finais são do Ponto Zero, vários dias após a realização do teste.
Mais informações no site www.atomicforum.org
Mais informações no site www.atomicforum.org
2 comentários:
olá!
sei q faz tempo q n apareço aki, porém estava refazendo a lista de meus parceiros e estou passando para reafirmar essa parceria...
se ainda fomos tem como me deixar um OI =D
e aproveitando quero convidar seu blog para participar da árvore de Natal da blogosfera
enfim... qq coisa entre em contato
aguardo!
Olá Deia, é claro que quero sua parceria! Um abração e me aguarde no Mundo Afora!
Postar um comentário