javascript:void(0) Pete Seeger - Uma Vida Dedicada à Paz e à Justiça SocialMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

24 de out. de 2008

Pete Seeger - Uma Vida Dedicada à Paz e à Justiça Social

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email



LITTLE BOXES
(de Pete Seeger - Tema da série de TV Weeds)

Little boxes on the hillside
Little boxes made of ticky tacky
Little boxes, little boxes
Little boxes all the same

There's a green one and a pink one
And a blue one and a yellow one
And they're all made out of ticky tacky
And they all look just the same

And the people in the houses all went to the university
Where they all were put in boxes, little boxes all the same
And there's doctors and there's lawyers and business executives
And they're all made out of ticky tacky and they all look just the same

And they all play on the golf course and drink their martini dry
And they all have pretty children and the children go to school
And the children go to summer camp and then to the university
Where they all got put in boxes, and they all came out the same

And the boys go into business and marry and raise a family
In boxes, little boxes, little boxes all the same
There's a green one, and a pink one
And a blue one and a yellow one
And they're all made out of ticky tacky
And they all look just the same

História
Nascido em maio de 1919 em Nova Iorque, Pete Seeger era filho de um musicólogo e, assim como seus dois irmãos, Mike e Peggy, tournou-se músico (Mike foi um dos fundadores da banda New Lost City Ramblers).

Pete Seeger, ícone da música folk norteamericanaPete estudou Jornalismo em Harvard durante dois anos antes de se decidir pela música. No final da década de 30 conheceu Woody Guthrie em um concerto em benefício aos trabalhadores imigrantes, inspirado pelo livro Vinhas da Ira. Ambos se dentificaram musicalmente e ideologicamente e formaram uma banda conhecida como The Almanac Singers.

Pete também foi um dos fundadores dos The Weaver que conseguiram um grande sucesso até serem incluídos na Lista Negra do Congresso Norteamericano por serem considerados comunistas, durante o McCarthismo. Seeger se recusou a depor nas audiências anticomunistas promovids por McCarty, pois alegava que isto infringia os direitos da primeira emenda constitucional.

No fim dos anos 50 Seeger iniciou sua carreira solo e se tornou reconhecido como compositor e cantor folk ativista. Ele retrabalhou o spiritual afroamericano para popularizar a música "We Shall Overcome", assim como "Turn Turn Turn" e "If I Had a Hammer", que viraram verdadeiros hinos dos movimentos pela paz e direitos humanos.

Em 1962 Pete Seeger foi inocentado pelo Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso de ter sido comunista na década anterior. Ao se ver livre das acusações, Seeger levou para a televisão em 1965, um programa chamado "Rainbow Quest", transmitido apenas por sete estações e que durou pouco tempo.

No programa Seeger entrevistou e tocou com uma plêiade de artistas de folk e bluegrass que tinham papel relevante no renascimento da música tradicional americana.

Entre os artistas que passaram pelo programa destacam-se June Carter e Johnny Cash, the New Lost City Ramblers, Doc Watson, Judy Collins, Buffy Saint Marie, entre outros, como Brownie McGhee e Sonny Terry, a quem o Blog do Lobo presta um Tributo no dia do seu nascimento com a publicção de uma de suas apresentações no programa.

Prêmio Nobel
Pelo conjunto da sua obra musical e na qualidade de embaixador na luta contra as desigualdades sociais e pela Paz ao longo de seus 88 anos de vida, em que usou seu talento musical para denunciar questões sociais e construir um mundo melhor Pete Seeger está sendo indicadao para receber o Prêmio Nobel da Paz. Para assinar a petição clique no botão abaixo.

Pete Seeger para o Prêmio Nobel da Paz 2008

2 comentários:

Anônimo 5:43 PM  

Cada vez melhores posts por aqui!
Helinho se aprimorando dia a dia, parabéns! :)

helio jenné 9:56 PM  

Obrigado, Nina! Espero manter o nível do blog e publicar artigos que tenham um conteúdo cultural interessante. Seus comentários me animam! Beijos :)

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site