javascript:void(0) Há 120 anos a Torre Eiffel foi aberta ao público durante a Exposição UniversalMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

6 de mai de 2009

Há 120 anos a Torre Eiffel foi aberta ao público durante a Exposição Universal

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Torre Eiffel, foto de Rüdiger WölkInaugurada em 31 de Março de 1889, foi em 6 de maio do mesmo ano que a Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público, durante a Exposição Universal em Paris.

A Torre Eiffel (em francês Tour Eiffel) é uma torre de ferro construída no Campo de Marte ao lado do Rio Sena em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França e uma das mais conhecidas estruturas do mundo.

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas foi se tomou a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designers participaram do concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.
Torre Eiffel no ano de 1900.

Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. É dele também a ponte de ferro na Praça da Bandeira (RJ). Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.

A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.

Vale a pena visitar o Site Oficial da Torre Eiffel, de onde é possível ter uma visão panorâmica de 360º de Paris.

Foto: Rüdiger Wölk, Münster
Fonte: Wikipedia

2 comentários:

Denise 2:24 PM  

Quem sabe um dia!

Denise

brindes promocionais 3:16 PM  

Ela ta ficando velinha hein...

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site