javascript:void(0) No Dia Mundial dos Oceanos, não temos o que celebrarMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

8 de jun. de 2010

No Dia Mundial dos Oceanos, não temos o que celebrar

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Em 2008 a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu que a partir do dia 8 de junho de 2009 o dia seria designado como o Dia Mundial dos Oceanos (resolução 63/111, parágrafo 171).

Muitos países comemoraram a data, seguindo as diretrizes da Conferencia Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (a Rio-92).

Sabemos que os oceanos são essenciais para a segurança alimentar, saúde e sobrevivência de toda a vida, influenciam o clima e são parte crítica da biosfera. A designação oficial do Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade de levantar a preocupação global sobre os atuais desafios enfrentados pela comunidade internacional conectada aos oceanos.

Contudo, no dia 20 de abril de 2010, no Golfo do México, nos Estados Unidos ocorreu a explosão da plataforma de petróleo semi submersível Deepwater Horizon que pertence à Transocean e que estava sendo operada pela British Petroleum. A plataforma afundou na quinta-feira seguinte à explosão, após ficar dois dias em chamas. Uma enorme mancha de óleo se espalhando e pode chegar ao estado de Louisiana. Dezessete trabalhadores ficaram feridos e onze desaparecidos.

Mas o pior sobra sempre para a natureza: animais marinhos e biossistemas foram bastante afetados e, mesmo com eventuais esforços dos Estados Unidos, quanto tempo será necessário para que o efeito deste desastre de proporções inimagináveis seja reduzido e, quem sabe absorvido pela natureza?

O tema para 2010 é "Nossos Oceanos: oportunidades e desafios".
Vamos ver, esperar, rezar e torcer.

0 comentários:

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site