javascript:void(0) Passeio legal à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, RJMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

7 de set. de 2008

Passeio legal à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, RJ

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


Imagem de Diver 227

Leandro, Nina e Helio
Sábado de sol, fui com os queridos amigos Nina e Leandro passear na bela Niterói. Decidimos ir até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Jurujuba. Ventava forte. Não fizemos a visita guiada, mas mesmo assim, passamos uma tarde inesquecível e muito divertida! Veja o vídeo com a minha mensagem no Blog do Lobo.

Um pouco de história
A fortificação foi implantada em 1555 por Nicolau Durand de Villegaignon. Seu objetivo era o de proteger, com seus dois canhões, a entrada da barra da Baía de Guanabara de eventuais invasores e assegurar melhores condições para o estabelecimento da França Antártica.

Helio e a placaCom os franceses expulsos em 1567, passou a servir como importante ponto de defesa da colônia portuguesa. Tombada em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e comandada pela Artilharia Divisionária da 1a. Divisão de Exército, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um rico exemplar da arquitetura colonial militar luso-brasileira.

Serviços
A Fortaleza fica aberta para visitação pública de terça a domingo, das 10h às 17h. As visitas orientadas duram cerca de 45 minutos de duração e levam o visitante a uma viagem ao passado, onde pode apreciar, entre outras atrações, um relógio de sol, a Capela Santa Bárbara, o Cais Imperial, o Busto de Sal Mallet, o Mirante do Pontal, o Espaço Cultural do Farol, o Paiol Imperial, o Mirante de Niterói e as Masmorras.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra também promove Caminhadas Ecológicas, com agendamento antecipado para grupos de 15 a 50 pessoas, entre a Fortaleza e o Forte do Pico; exposições de gravuras, fotografias e artesanato no Espaço Cultural do Farol e no Paiol Imperial, que pode ser alugado para cerimônias e eventos; e no primeiro domingo de cada mês, organiza uma exposição de viaturas militares antigas, com hasteamento do Pavilhão Nacional ao som de banda marcial.

A estrutura turística do local ficou completa com a inauguração do Restaurante Zéfiro, especializado em frutos do mar, que oferece pratos "à la carte" e "buffet", total segurança e estacionamento gratuito.

É um passeio muito legal e imperdível!

Helio Jenné na Fortaleza de Santa Cruz
Informações
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Estrada Gen. Eurico Gaspar Dutra, s/n - Jurujuba, Niterói - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2710-2354 Ramal 2025
Site: www.ad1de.eb.mil.br - e-mail: e5_as1@yahoo.com.br
Saiba Mais: 
Wikipedia (pt) - Fortaleza de Santa Cruz da Barra

2 comentários:

Nina Victor 7:22 PM  

Nosso passeio foi ótimo!
Precisamos repetir mais vezes.
O post ficou dez, Helinho! :)

helio jenné 12:40 PM  

Lá é muito legal! Da próxima vez, podemos fazer a visita guiada, que deve ser muito interessante. Legal que vc gostou, Nina! Beijão.

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site