javascript:void(0) Liberdade, Igualdade e Fraternidade: a Bastilha caiMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

14 de jul. de 2010

Liberdade, Igualdade e Fraternidade: a Bastilha cai

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

A Liberdade Guia o Povo, óleo sobre tela de Eugène Delacroix

Hoje, dia 14 de julho, é comemorada a Queda da Bastilha, evento que representa a Revolução Francesa e marca o início da Idade Contemporânea.

A Revolução é considerada como o conjunto de acontecimentos que deu início à Idade Contemporânea, aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais dos Direitos Humanos de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau que usei na música Guerra Civil, de minha autoria, gravada pela banda Acidente, em 1983. Você pode ouvi-la aqui.)

Inspirada na Revolução Americana  de 1776 e nas idéias filosóficas do Iluminismo, a Assembléia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizando em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberais da primeira fase da Revolução Francesa. 

Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade. Ela foi reformulada no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual. Também foi a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU.

0 comentários:

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site