javascript:void(0) Hoje a bomba atomica completa 65 anos e está na hora de aposentá-laMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

16 de jul. de 2010

Hoje a bomba atomica completa 65 anos e está na hora de aposentá-la

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


Há exatos 65 anos, em 16 de julho de 1945, cientistas reunidos no Laboratório de Los Alamos, no deserto do Novo México detonaram o produto de uma missão secreta que mudaria a face do mundo: o Projeto Manhattan, liderado pelo cientista J. Robert Oppenheimer. 


A bomba original, era composta por duas pequenas bolas de plutônio cobertas de níquel em cujo centro havia um núcleo de berilo e urânio. Para acionar a bomba, foram usados explosivos e 32 detonadores. A primeira bomba atômica teve uma potência de 18,6 quilotons (ou 18.600 toneladas de TNT).

Este vídeo explora as implicações do invento e a ameaça nuclear que existe ainda hoje. Atualmente, cerca de 20 mil artefatos nucleares, muito mais poderosos que as bombas de Nagasaki e Hiroxima ainda existem armazenadas e ameaçam o planeta. Só existe uma forma segura de evitar que a história se repita e que uma catástrofe ocorra: é hora de banir de vez com a ameaça nuclear!

Uma torre de 30 metros de altura evaporou-se com a explosão, que abriu ainda uma cratera de 400 metros de diâmetro. Nas semanas seguintes, seguiram-se as construções das bombas Little Boy e Fat Man, que viriam a ser utilizadas respectivamente em Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945.

Fonte: TakePart e History.com

0 comentários:

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site