javascript:void(0) Atenção: soltar pipa pode provocar graves acidentes e apagõesMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

16 de jan. de 2009

Atenção: soltar pipa pode provocar graves acidentes e apagões

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


Ontem a tarde estava bastante quente aqui no Rio de Janeiro e o céu, apinhado de pipas: nas férias, onde moro, próximo à "Faixa de Gaza" (segundo o Guia Rex), soltar pipa é uma das brincadeiras preferidas da molecada (e de muitos adultos!).

Pois bem, ao chegar em casa das minhas duas aulas de inglês de quinte-feira e após uma refrescante chuveirada, aboletei-me em frente ao pc para aquela navegada básica (ver os emails e passsear pelos blogs atualizados) quando um estrondo arrepiou meus cabelinhos do pé.

O transformador de luz da rua havia explodido. Mais uma vez, um curto-circuito provocado por pipa com cerol na linha, deixou toda a vizinhança sem luz.

Ligamos para a Light e a previsão para o conserto foi de 180 minutos. Caramba, isto porque tem uma estação da companhia a 300 metros daqui...

De fato, a luz voltou dentro do tempo previsto, mas voltou fraquinha, meia-bomba e assim ficou pelo resto da noite e madrugada.

Puxa vida, quando as pessoas vão aprender que não se deve soltar pipa perto da rede elétrica? Além de provocar acidentes e apagões muita gente já se machucou gravemente (inclusive com mortes) por causa do uso do tal cerol, que é um excelente condutor de eletricidade. Que tal cortar esse mal pela raiz? Participe da campanha nacional Cerol Não!


Para que crianças e adultos soltem pipa com segurança, algumas dicas precisam ser observadas (Fonte: JB Online):
  1. Solte pipas longe dos fios, de preferência em espaços abertos para evitar o risco de acidentes. As áreas próximas aos aeroportos também são impróprias, pois as pipas podem atingir as aeronaves, colocando vidas em risco.
  2. Não solte pipas nas lajes das casas. Qualquer distração pode resultar em choques, caso a pipa prenda na rede elétrica, e quedas, de quem está fazendo parte da brincadeira.
  3. Caso a pipa fique presa, não suba em árvores, telhados, postes ou torres de transmissão para recuperá-la. Jamais tente removê-la, muito menos utilizando canos, vergalhões e bambus. Objetos de metal, como ferro, alumínio e cobre, ou qualquer tipo de material molhado, provocam choques violentos quando em contato com os fios da rede elétrica.
  4. Aos primeiros sinais de tempestade recolha a pipa. Ela funciona como pára-raios, conduzindo energia.
  5. Aprenda a fazer e soltar pipas sem rabiola, como as do tipo arraia. As pipas agarram quase sempre por causa da rabiola.
  6. Não use papel laminado na pipa. Se ela tocar nos fios vai provocar um curto-circuito que poderá atingi-lo e deixar um bairro inteiro sem luz e até grande parte de uma cidade.
  7. Fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas. Muitos acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas.
  8. E lembre-se: nunca use cerol. Ele é proibido por lei. Não use linhas metálicas no lugar da linha comum, pois elas podem causar choques elétricos, além de também ameaçar ciclistas e motociclistas.
  9. Procure locais abertos, longe da rede elétrica, para soltar pipa.
Em casos de acidentes com a rede elétrica, ligue para 0800-0210196 – ligação gratuita (24 horas).

Antes de partir, aproveite para ler alguns poemas de minha autoria e deixe sua opinião!

2 comentários:

Anônimo 9:55 PM  

Excelente post, Jenné.
Um alerta de utilidade pública.

Beijo! :)

Anônimo 10:33 AM  

Obrigado Nina. Pipa é um perigo, se a linha enroscar na rede elétrica, pode ocorrer um desastre!
Beijos! :)

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site