javascript:void(0) O homem chegou à lua graças à genialidade de Santos DumontMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

20 de jul. de 2009

O homem chegou à lua graças à genialidade de Santos Dumont

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Alberto Santos Dumont foi o inventor do aviãoNo dia em que o mundo comemora os 40 anos da chegada do homem na lua, olho para trás e lembro do nascimento do homem que tornou este feito possível: o brasileiro Alberto Santos-Dumont. Em homenagem a este genial inventor, selecionei um vídeo muito legal que mostra um pouco da trajetória deste mineiro de Palmira e que inclui cenas do vôo do 14 Bis, primeiro objeto mais pesado que o ar a alçar vôo de forma autônoma.

O 14-Bis foi o primeiro objeto mais pesado que o ar a voar de forma autônomaNascido em 20 de julho de 1873, Santos-Dumont foi o primeiro a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico e o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com seu 14 Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, repetiu o feito e, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros.

O vôo do 14-Bis foi o primeiro verificado pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar na Europa, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando vôo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento. Por este motivo passou a ser considerado "O Pai da Aviação".

Um pequeno passo para o homem. Um salto gigantesco para a humanidadePassados apenas 63 anos após o primeiro vôo de Santos-Dumont, o homem pisou na Lua, no dia do aniversário do inventor brasileiro. Que feito extraordinário da NASA! A missão Apollo 11, tripulada pelo piloto de testes Neil Armstrong, o piloto da força aérea Edwin 'Buzz' Aldrin e o piloto de combate Michael Collins, que ficou na nave, em órbita lunar e não desceu ao solo. A célebre frase do comandante da missão, Armstrong ecoa em meus ouvidos e penso em nosso herói, que se suicidou de tristeza ao ver seu invento usado para fins bélicos: "Um pequeno passo para o homem. Um salto gigantesco para a humanidade".

Alberto Santos-Dumont era um mecânico talentoso. Ainda criança, inventou aviõezinhos com hélices acionadas por elásticos. Já adulto, trouxe para o Brasil o primeiro automóvel movido a petróleo. Mas foi em Paris onde sua criatividade e talento foram reconhecidos. Santos-Dumont inventou:
- Balão a gás de pequeno porte, que revolucionou a construção de aeróstatos. Foi batizado de Brasil, em homenagem à terra Natal de Dumont
- Dirigível: ao colocar um motor movido a petróleo num balão a gás, Santos-Dumont inventou o primeiro dirigível. O modelo nº 9 foi o primeiro a dar a volta da torre Eifel.
- O avião: o 14 Bis foi a primeira aeronave mais pesada que o ar a levantar vôo por seus próprios meios
- O precursor do ultraleve: o Demoiselle 20, um avião menor, mais rápido e com maior possibilidade controle que o 14 Bis, foi o último invento aeronáutico de Dumont. E o primeiro ultraleve da história. Tinha 115 kg, envergadura de 5,50m e comprimento de de 5,55m.
- O relógio de pulso: Dumont pediu ao amigo Cartier que transformasse o relógio de bolso em relógio de pulso, colocando alças no lugar da corrente, de modo que ele pudesse controlar facilmente o tempo que passava no ar.
- Hangar com portas de correr: em 1900, para fechar o galpão onde montava suas invenções, Dumont colocou portas que corriam sobre rolamentos. O primeiro hangar do mundo tinha 11 metros de altura, 7 metros de largura e 30 metros de extensão.

Fontes: Wikipedia - How Stuff Works - Globo Vídeos - Apollo11.com



Quarenta anos do homem na Lua

2 comentários:

ROBERTO 3:58 PM  

Bela pesquisa. Você escolheu um ótimo momento de mostrar a grande origem da aviação mundial. Trabalho numa escola que tem o seu nome em homenagem a esse grande brasileiro. É com orgulho que ostentamos o nome dele em nossas camisas.
Abraço

helio jenné 4:41 PM  

Muito agradecido, Roberto. Não pude deixar passar a oportunidade de lembrar que Santos-Dumont foi o responsável direto por todas as conquistas aeronáuticas alcançadas pela humanidade.
Um abraço e volte sempre!

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site