javascript:void(0) Pedro e o Lobo, Opus 67 de Prokofiev, na visão de DisneyMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

16 de jul. de 2009

Pedro e o Lobo, Opus 67 de Prokofiev, na visão de Disney

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Inspirado pelo novo comercial da Coca-Cola, que tem na sua trilha sonora trechos da sinfonia Pedro e o Lobo, resolvi publicar um vídeo com a versão de Walt Disney da história.

Pedro e o Lobo - Parte 1


Pedro e o Lobo - Parte 2



Pedro e o Lobo é uma sinfonia composta por Sergei Prokofiev em 1936, após a sua volta à União Soviética. É uma história infantil contada por um narrador, acompanhada de orquestra.

Pedro e o Lobo foi transformado em curta de animação por Walt Disney em 1946Na ocasião, Prokofiev foi contratado por Natalia Sats, da Central de Teatro Infantil de Moscou para escrever uma nova sinfonia, com o objetivo de cultivar o gosto pela música em crianças ainda nos primeiros anos escolares. Instigado pelo convite, Prokofiev compôs Pedro e o Lobo em apenas quatro dias e, após a fraca estreia em 2 de maio, que considerou "inauspiciosa", Prokofiev não poderia prever o sucesso que sua obra iria conquistar mais tarde, tornando-se um clássico entre adultos e crianças de todo o mundo.

A sinfonia tem um lado didático muito bem elaborado e cada personagem da história é representado por um instrumento: - O pássaro pela flauta; O pato (ou pata) pelo oboé; O gato pelo clarinete; o avô, pelo fagote; O lobo, por 3 trompas; os caçadores, por três instrumentos de sopro; e Pedro, pelas cordas.

Em 1946 Walt Disney produziu um desenho animado da história, narrada por Sterling Holloway e foi lançada como um curta que antecedia o épico "Fantasia" nos cinemas. Para tornar a história mais palatável, Disney modificou vários aspectos da obra original, como dar nomes aos animais e, no final, mostrar que o pato não foi devorado pelo lobo.

Outras versões em animação de Pedro e o Lobo foram feitas e no Smelly Cat você encontra a mais recente, muito boa, mas com uma visão bem mais sinistra, feita em stop-motion e dirigida por Suzie Templeton, que concorreu ao Oscar de animação em 2008.

Mais informações no site Prokofiev.org

Antes de partir, aproveite para ler alguns poemas de minha autoria e deixe sua opinião!

6 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) 8:14 PM  

Gostei deste espaço, tem boa cultura, serei uma seguidora,
com admiração,
Efigênia Coutinho
Escritora

helio jenné 9:38 PM  

Prezada Efigênia, sua mensagem me encheu de alegria! Seja bem-vinda e espero que você goste de passear pelo blog. Beijos!

Anônimo 12:10 PM  

Ola,

Em 1979 ao nascer meu fílho número dois, ganhei (para ele é claro) um disco com Pedro e o Lobo, contando a história e com cada instrumento utilizado na sinfonia descrito pelo narrador. Meu filhotinho só dormia ouvindo o disco. E o próximo também.
Pedro e o Lobo é uma obra maravilhosa e seu post está perfeito. Parabéns.
Edilza

helio jenné 4:12 PM  

Olá Edilza, seu depoimento é o máximo! Eu lembro destes disquinhos coloridos. Era uma coleção muito boa!
Agradeço o comentário. Volte sempre!

Anônimo 5:53 PM  

Que bacana seu blog, andava procurando informações sobre essa obra pra apresentá-la ao meu filho.
Coisa fina!! Vida longa ao blog!! Abraço.
Gustavo Lima

helio jenné 5:42 AM  

Muito obrigado, Gustavo! Um abraço e volte sempre.

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site