Pedro e o Lobo, Opus 67 de Prokofiev, na visão de Disney
Inspirado pelo novo comercial da Coca-Cola, que tem na sua trilha sonora trechos da sinfonia Pedro e o Lobo, resolvi publicar um vídeo com a versão de Walt Disney da história.
Pedro e o Lobo - Parte 1
Pedro e o Lobo - Parte 2
Pedro e o Lobo - Parte 2
Pedro e o Lobo é uma sinfonia composta por Sergei Prokofiev em 1936, após a sua volta à União Soviética. É uma história infantil contada por um narrador, acompanhada de orquestra.
Na ocasião, Prokofiev foi contratado por Natalia Sats, da Central de Teatro Infantil de Moscou para escrever uma nova sinfonia, com o objetivo de cultivar o gosto pela música em crianças ainda nos primeiros anos escolares. Instigado pelo convite, Prokofiev compôs Pedro e o Lobo em apenas quatro dias e, após a fraca estreia em 2 de maio, que considerou "inauspiciosa", Prokofiev não poderia prever o sucesso que sua obra iria conquistar mais tarde, tornando-se um clássico entre adultos e crianças de todo o mundo.
A sinfonia tem um lado didático muito bem elaborado e cada personagem da história é representado por um instrumento: - O pássaro pela flauta; O pato (ou pata) pelo oboé; O gato pelo clarinete; o avô, pelo fagote; O lobo, por 3 trompas; os caçadores, por três instrumentos de sopro; e Pedro, pelas cordas.
Em 1946 Walt Disney produziu um desenho animado da história, narrada por Sterling Holloway e foi lançada como um curta que antecedia o épico "Fantasia" nos cinemas. Para tornar a história mais palatável, Disney modificou vários aspectos da obra original, como dar nomes aos animais e, no final, mostrar que o pato não foi devorado pelo lobo.
Outras versões em animação de Pedro e o Lobo foram feitas e no Smelly Cat você encontra a mais recente, muito boa, mas com uma visão bem mais sinistra, feita em stop-motion e dirigida por Suzie Templeton, que concorreu ao Oscar de animação em 2008.
Mais informações no site Prokofiev.org
Outras versões em animação de Pedro e o Lobo foram feitas e no Smelly Cat você encontra a mais recente, muito boa, mas com uma visão bem mais sinistra, feita em stop-motion e dirigida por Suzie Templeton, que concorreu ao Oscar de animação em 2008.
Mais informações no site Prokofiev.org
Antes de partir, aproveite para ler alguns poemas de minha autoria e deixe sua opinião!
6 comentários:
Gostei deste espaço, tem boa cultura, serei uma seguidora,
com admiração,
Efigênia Coutinho
Escritora
Prezada Efigênia, sua mensagem me encheu de alegria! Seja bem-vinda e espero que você goste de passear pelo blog. Beijos!
Ola,
Em 1979 ao nascer meu fílho número dois, ganhei (para ele é claro) um disco com Pedro e o Lobo, contando a história e com cada instrumento utilizado na sinfonia descrito pelo narrador. Meu filhotinho só dormia ouvindo o disco. E o próximo também.
Pedro e o Lobo é uma obra maravilhosa e seu post está perfeito. Parabéns.
Edilza
Olá Edilza, seu depoimento é o máximo! Eu lembro destes disquinhos coloridos. Era uma coleção muito boa!
Agradeço o comentário. Volte sempre!
Que bacana seu blog, andava procurando informações sobre essa obra pra apresentá-la ao meu filho.
Coisa fina!! Vida longa ao blog!! Abraço.
Gustavo Lima
Muito obrigado, Gustavo! Um abraço e volte sempre.
Postar um comentário