javascript:void(0) Desenho da Disney sobre John Henry, mito de ferroviarios nos EUAMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

7 de nov. de 2008

Desenho da Disney sobre John Henry, mito de ferroviarios nos EUA

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Estátua em homenagem ao lendário John Henry em Talcott, West VirgíniaJohn Henry é um herói do folclore norte-americano que tem sido objeto de inúmeras canções, estórias, peças e romances. Assim como outros homens fantásticos como Paul Bunyan e Pecos Bill, John Henry também ganhou a sua representação mítica no caldeirão efervescente da classe trabalhadora do século XIX nos EUA.

A versão mais popular de sua estória é a de que ele cresceu muito e foi o maior assentador de trilhos da história, o homem que levava a estrada de ferro através das montanhas, rumo ao Oeste. Quando o dono da Estrada de ferro compra uma máquina a vapor para substituir os trabalhadores negros da ferrovia, John Henry toma a frente para desafiar a máquina: seria ele contra o martelo a vapor. John Henry vence a disputa mas, exausto, desfalece e morre.

Independentemente das variações sobre sua história, geralmente ele é retratado como o homem mais forte, que martela os pinos da ferrovia, mas as versões mais antigas o descrevem como um enorme homem negro com um martelo nas mãos que fazia buracos na rocha para escavar os túneis por onde passaria a ferrovia.

Mesmo que o personagem não tenha existido, John Henry se tornou um importante arquétipo da classe trabalhadora e sua história foi cantada por muitos músicos folk, de blues e rock, incluindo Leadbelly, Sonny Terry & Brownie McGhee, Paul Robeson, Mississipi John Hurt, Woody Guthrie, Merle Travis, Pete Seeger, Big Bill Broonzy, Johnny Cash, Harry Belafonte, Roberta Flack e Bruce Springsteen e a Seeger Sessions Band, cuja versão da música publiquei no blog Um Lobo Na Estrada do Rock.

Em 2000 a Walt Disney Feature Animation terminou um curta de animação sobre a vida de John Henry, que publico aqui. Dirigido por Mark Henn, o curta foi escrito por Shirley Pierce e produzido por Steven Keller. O filme gerou uma enorme comoção na comunidade de diretores e desenhistas de animação e ganhou diversos festivais, nos EUA e em outros países.

Legends of the Hidden Temple Crossovers - John Henry (Disney) 


0 comentários:

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site