Festa da Democracia pelos 19 anos da derrubada do Muro de Berlim
Hoje comemoro o fim do infame Muro de Berlim, que separou não apenas a cidade, mas famílias inteiras, por 47 anos. Sua construção começou à meia noite de 13 de agosto de 1961 até ser derrubado em 9 de novembro de 1989. Durante este período, pelo menos 113 pessoas que tentaram atravessar o muro para Berlim Oriental foram mortas, segundo as estatísticas oficiais. No entanto, grupos representando parentes das vítimas alegam que este número passa de 200. O Governo da Alemanha Oriental negava, mas os guardas dessa fronteira inconcebível tinham ordens de atirar para matar quem se aventurasse a cruzar o muro.
A construção do muro começou no dia 13 de agosto de 1961 e não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem e como se não bastasse, ainda havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar para matar.
2 comentários:
olá querido, estou passando para fazer uma visita, um convite e um pedido
eitxa! \o/
seguinte o convite é q tá tendo a campanha da árvore de Natal da blogosfera e tô convidando todos os blogs a participar + informações no MUNDO AFORA
o pedido é para que voce troque o endereço do blog agora é www.mundo-afora.com
agradeço desde já, aparece e confira as novidades
bjos
Oi Andréia, como diria Jack The Ripper, Vamos por partes... Agradeço o convite. Certamente fiquei curioso para participar e vou atualizar o endereço do seu blog ainda hoje, ok?
Beijo!
Postar um comentário