javascript:void(0) Festa da Democracia pelos 19 anos da derrubada do Muro de BerlimMeu Blues Pra Você
Blog Widget by LinkWithin

9 de nov. de 2008

Festa da Democracia pelos 19 anos da derrubada do Muro de Berlim

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

“The power of a single sledgehammer,” 12 November, 1989 © John Gaps / APFoto: John Gaps/AP

Hoje comemoro o fim do infame Muro de Berlim, que separou não apenas a cidade, mas famílias inteiras, por 47 anos. Sua construção começou à meia noite de 13 de agosto de 1961 até ser derrubado em 9 de novembro de 1989. Durante este período, pelo menos 113 pessoas que tentaram atravessar o muro para Berlim Oriental foram mortas, segundo as estatísticas oficiais. No entanto, grupos representando parentes das vítimas alegam que este número passa de 200. O Governo da Alemanha Oriental negava, mas os guardas dessa fronteira inconcebível tinham ordens de atirar para matar quem se aventurasse a cruzar o muro.



Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores e decretou leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.

A construção do muro começou no dia 13 de agosto de 1961 e não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem e como se não bastasse, ainda havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar para matar.



Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema comunista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo para a reintegração das duas Alemanhas.

2 comentários:

Anônimo 8:42 PM  

olá querido, estou passando para fazer uma visita, um convite e um pedido

eitxa! \o/

seguinte o convite é q tá tendo a campanha da árvore de Natal da blogosfera e tô convidando todos os blogs a participar + informações no MUNDO AFORA
o pedido é para que voce troque o endereço do blog agora é www.mundo-afora.com

agradeço desde já, aparece e confira as novidades

bjos

helio jenné 11:20 AM  

Oi Andréia, como diria Jack The Ripper, Vamos por partes... Agradeço o convite. Certamente fiquei curioso para participar e vou atualizar o endereço do seu blog ainda hoje, ok?
Beijo!

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Divulgar
Essa barra no seu Site